Vontade de Potência: Psicologia e Filosofia – Bacellart Psicólogo USP
Vontade de Potência:
Psicologia e Filosofia –
Poesia de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos), ‘Poema em linha reta’: “Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo”… “Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?”. É uma forma artística, propiciada por uma abertura sensível, que descreve a ‘vontade de potência“, em termos gerais, que envolve filosofia e psicologia.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Fernando Pessoa escreve intensamente de algo que costumo escutar na minha clínica: queixas por não se atingir enormes metas, ter destaque social, enfim sucesso em todas áreas, rapidamente e sempre. Há cada vez mais uma exigência pessoal/social por grandes conquistas, provavelmente em parte originada na hipercompetitividade dos nossos dias, e na comparação com pouquíssimas pessoas que tiveram grande destaque na mídia.
Nietzsche:
Faço uso aqui, de um belo artigo do meu colega Rafael Trindade, sobre o tema de “Vontade de Potência” do filósofo alemão: “Contra uma interpretação rasa de Darwin, Nietzsche argumenta que o homem não pode e não quer apenas conservar-se ou adaptar-se para sobreviver, só um homem doente desejaria isso; ele quer expandir-se, dominar, criar valores, dar sentidos próprios. Isto significa ser ativo no mundo, criar suas próprias condições de potência. É um efetivar-se no encontro com outras forças”.
Vontade de potencia, ou de Poder, não é no sentido negativo de prepotência, mas, um existencial humano, no sentido de um ‘precisar a mais’ que faça sentido. Por exemplo, como nossos ancestrais que não se contentaram em morar em cavernas. O problema então, está no excesso, nesse querer altas realizações como um semideus proclamado pelo Fernando Pessoa.
Por outro lado, continuando em Nietzsche, há o nosso lado “desumano”, no texto de R. Trindade: “Tudo no mundo é Vontade de Potência porque todas as forças procuram a sua própria expansão. A vontade de dominar, fazer-se mais forte, constranger outras forças mais fracas e assimilá-las”. Isso lembra imperadores Romanos e tantos outros sanguinários, passando por ditadores, até mesmo um “chefe” de família ou profissional autoritário. Contudo, uma dedicação obstinada pode gerar conhecimento positivo a humanidade.
Heidegger:
Martin Heidegger, por vezes nos presenteia com aforismos, e nesse tema, é bom trazer um célebre: “Ser-aí não é um simplesmente dado que tem, adicionalmente, o poder de ser alguma coisa. Ele, primariamente, é possibilidade de ser”.
Vontade de Potência
Na Psicanálise do Amadurecimento de Winnicott:
Pensando brevemente na teoria de D. W. Winnicott, vemos que, querer/poder, se manifesta na criança, como algo de suma importância. Caso não dê muito certo a passagem dessa fase para outras no amadurecimento, o adulto poderá ter problemas no estilo sentir-se poderoso/arrogante e/ou impotente/com depressão. Winnicott dirá de forma semelhante sobre vontade de potência, no sentido de gesto espontâneo, e ação autêntica, sentimento de real.
Qual a sua opinião?
Recomendo meu professor atual de Nietzsche, Juliano Pessanha.
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!