Competição é bom ou ruim? – Inimizades – Bacellart Psicólogo USP

Competição é bom ou ruim? 

Os perigos de um mundo cada vez mais hipercompetitivo

 

Competição é bom ou ruim? No sentido positivo, é fácil, ela pode nos estimular-mos a nos desenvolvermos; ou mesmo uma competição consigo mesmo. A competição positiva estimula, por exemplo, os esportes; as olimpíadas acadêmicas e diversos concursos; desde da torta de morango até para juiz.

Um dos problemas da competição, sobretudo hoje em dia que parece que ela é mais acirrada; é que há muitíssimo mais perdedores do que ganhadores, e não haveria de ser de outra forma. Há uma espécie de pirâmide onde poucos estão no topo; e o restante são “perdedores” que precisam se resignar ou se frustam. Atualmente (2017), um estudante que veio de uma ótima escola particular; precisa ficar em média 4 anos em dedicação exclusiva em um cursinho focado em medicina para universidade pública. Até vendedores ambulantes no metrô estão com maior concorrência.

© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.

 

Stress e terapia: o mundo hipercompetitivo parecem não possuir cura; exceto quando as pessoas morrerem e adoecerem muito mais, como acontece nos casos de Karoshi no Japão. A essência do é a competição, não há outra forma, quando eu era adolescente nos anos oitenta; alguém que tivesse curso superior estava garantido profissionalmente, hoje, com pós/inglês/etc, talvez consiga manter-se no marcado. Some a isso a oferta de produtos que desejamos cada vez mais e melhores… Então haja competição/hora extra para estar no jogo. Ao menos existe terapia para lidar com isso; alias, diversas terapias, não exclusivamente de cunho psicológico, mas que aliviam o stress.

A hipercompetitividade “atravessou” o pacífico, vindo do Japão e Coreia do sul, e desembarcou também no Brasil. Estudos mostram que o país já é o 2º em stress no mundo, perde apenas para o Japão, a pesquisa contraria o mito do Brasil ser um país tranquilo e alegre. Stress é muito prejudicial! Além disso, país com enorme desigualdade social não costuma ser emocionalmente saudável.

 

 Enfim,  competição é bom ou ruim? – estar atento:

Por vezes o indivíduo é competitivo, sua forma de ser. Isso pode ser excelente em vários aspectos, pois ele se esforça e conquista várias coisas, um empreendedor além de crescer, pode dar emprego a outros. Não comentarei sobre os problemas de sempre sentir-se em competição com os outros e isso criar alguns problemas, como o foco aqui é o stress; uma pessoa competitiva, estará sempre exigindo de si, querendo sempre atingir o melhor, em altas exigências para consigo… Adivinhou? sim, ela poderá ter esgotamento mental. Por vezes competitividade tem a ver com autoestima (sugestão de artigo).

 

Artigo relacionado: Stress e Terapia

 

Minha proposta de Psicoterapia –

Autoconhecimento, amadurecimento e desenvolvimento da personalidade:

     Através do conhecimento de si-mesmo, vamos entender e traçar propostas mais conscientes para você fazer escolhas maduras. O que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento; suas facilidades (qualidades) e sua situação atual: profissional, afetiva, saúde psicológica e outras. Assim teremos uma noção global de como você está e como mais a psicoterapia irá te proporcionar fortalecimento.

     Em um relacionamento confiante e à vontade, consequentemente você se soltará mais para ser cuidado e eu também conseguirei melhor ajudá-lo em seu fortalecimento pessoal. Isso ocorrerá de acordo com suas preferências de terapia, que você veja mais sentido, como: psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental TCC.

 

Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.  

Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.  

Se necessário, orientação em terapia breve focal.  

Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.  

Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.  

Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.  

Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.  

  

 Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK  

Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:  

Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.  

  

Competição é bom ou ruim

Espero Ter Ajudado!

Envie sua avaliação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *