Como ser Competitivo na Empresa Saudável É bom? – Bacellart Psicólogo
Como ser Competitivo na Empresa – Psicólogo.
Inicialmente, vamos entender o que é uma competitividade Saudável – Colaborativa.
Capítulo 8 do Livro “Desenvolvimento Profissional, através do Pessoal”.
Abraham Lincoln:
“Aqueles que valorizam o pódio mais do que a disputa não são dignos de subir nele”.
Como ser competitivo na empresa: está claro, que aqui falamos em uma competitividade que seja saudável, visto que, a principio nessa palavra; dá a conotação de um ambiente guerreiro, sabotador e de intrigas.
Competitividade/Saudável, é uma confrontação de idéias, argumentos e atitudes; em vistas a alcançar: uma meta, resolução de um problema, um desenvolvimento da equipe / área / organização.
Ser um profissional competitivo é aquele que invariavelmente almeja seu crescimento. No meu ver, ele “compete” consigo mesmo; estimulado pelo seu desenvolvimento profissional.
O ‘Ambiente de Competidores’/Insalubre, como nomeio, ocorre quando um colaborador é estimulado a derrotar o outro.Essa questão desfavorece colaboradores e Instituição, visto que o clima profissional será negativo, o que Empresários e funcionários sabem o quanto desestimulador isso é; além disso, ambos desejam um Ambiente de bom Relacionamento.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – Capítulo de seu Livro Registrado na Biblioteca Nacional – ISBN 978-85-7138-233-6.
Como ser Competitivo na Empresa –
Competitividade gera Produtividade e contribuem para o desenvolvimento profissional –
Para os Gestores e Líderes:
1) Competitividade – Evolução- é fundamental para o desenvolvimento profissional do colaborador, e naturalmente para a organização. Portanto, favorece colaboradores e empresa a seguirem na mesma meta.
2) Para que seu time possa ser mais produtivo, é fundamental traçar estratégias que estimulem a competitividade SAUDÁVEL entre os colaboradores.
Diferença entre competição(saudável) e competitivo(insalubre) –
De acordo com o dicionário Houaiss:
Competição.
3 Rubrica: economia.
Luta ou rivalidade pela conquista de mercados
Competitivo.
3 Rubrica: economia.
Capaz de enfrentar a competição comercial (pelo baixo custo, pela eficiência etc.)
Aqui aproveito para retomar minha proposta de que o desenvolvimento profissional se faz através do pessoal. Veja que tudo o que é dito aqui, não é apenas uma “certificação” que foi obtida através de um curso ou treinamento; mas sim, no desenvolvimento da personalidade.
Eu mesmo me surpreendo cada vez mais, o quão óbvio é isso; é não dito apenas por mim, que sou psicólogo, mas pelos diretores de R.H., e que se reportam aos diretores, VP e CEO. Já há um consenso quanto a isso.
A) Características Pessoais e Profissionais Saudáveis de indivíduos Competitivos:
1) Verdadeiramente Empolgados com seu Desenvolvimento Constante. – Sem Desejo de Suplantar o Colega ou Necessidade de Status.
2) Autoconfiança e Equilíbrio. – Seguros, Assertivos.
3) Pessoa Emocionalmente ‘Integrada’, ou seja, que não se Dispersa e compete consigo mesma, tendo o prazer de ‘bater seu próprio recorde’. – Pragmatismo / Objetivos.
4) Responsabilidade / Maturidade para executar o que se Comprometeu, naturalmente ele está constantemente saindo da ‘tranquilidade’ e crescendo. – Direcionados nas Resoluções.
5) Indivíduo que Espontaneamente tem como Causa e Gosto, Ajudar e Ensinar os outros. – Desenvoltura / Proatividade.
B) Ambiente competitivo:
1) É extremamente saudável, estimulante, pois oferece ao profissional que ele demonstre seu melhor.
2) O tópico “Ambiente Saudável”, está como um dos principais para os colaboradores, quando a questão financeira já deixou de ter uma enorme importância; sobretudo quando não se depende tanto do salário para as despesas básicas.
3) É da natureza humana sermos seres sociais, é comum eu escutar em minha clínica, que dos pontos principais no trabalho, é a relação pessoal, as vezes até o ponto principal.
4) A união nos dá familiaridade, segurança e tranquilidade. A conciliação de ambiente competitivo com ambiente saudável é a grande chave dessa questão.
C) Ambiente de competição:
1) Sem dar-se conta, segue contra as propostas da empresa, sabotando-a; vão postergando a resolução dos problemas, e por vezes, não se realizam.
2) Agora, na situação inversa, escutei diversas vezes, o colaborador (analisando); comentar que o maior motivo para pensar em sair da empresa; era o clima pesado do ambiente de competição.
3) Isso gera um desgaste emocional enorme: estresse, doenças psicossomáticas e até depressão. Procuramos por paz, evitamos a guerra.
4) Além disso, numa competição contínua e cada vez mais agressiva, há um limite físico-mental. O que pode gerar uma pessoa e se dedicar tanto ao seu trabalho, prejudicando seus vínculos sociais entre outras situações de sua vida, e chegando até mesmo a uma síndrome de burnout (intenso estresse e depressão e pânico, deixando o funcionário incapaz para as atividades).
D) Características Comportamentais uma pessoa ter uma competitividade sadia:
1) Indivíduo contido, que não teve liberdade para se expandir em sua educação, que foi reprimido.
2) Baixa autoestima.
3) Inabilidade Social.
4) Distúrbio de alta autoestima, em especial a arrogância.
5) Pessoa controladora, que não consegue delegar.
6) Rigidez, inflexibilidade.
7) Inveja.
Como ser Competitivo na Empresa –
Competição é bom ou ruim? – Estresse:
Competição é bom ou ruim? No sentido positivo, é fácil, ela pode nos estimular a nos desenvolvermos; ou mesmo uma competição consigo mesmo. A competição positiva estimula, por exemplo, os esportes; as olimpíadas acadêmicas e diversos concursos; desde um concurso de torta de morango até para juiz.
Estresse: um dos problemas da competição, sobretudo hoje em dia que parece que ela é mais acirrada; é que há muitíssimo mais perdedores do que ganhadores, por vezes gerando muitas pessoas frustradas e não haveria de ser de outra forma. Há uma espécie de pirâmide onde poucos estão no topo; e o restante são “perdedores” (como é muito ruim pensar assim), que precisam se resignar ou se frustam.
Atualmente (2022), um estudante que veio de uma ótima escola particular; precisa ficar em média 4 anos em dedicação exclusiva em um cursinho de ótima qualidade focado em medicina para universidade pública. Até vendedores ambulantes no metrô estão com maior concorrência. Outra questão, para além do profissional; um com enorme desigualdade social, violência; por vezes transporte não eficiente, entre outras mazelas; não é emocionalmente saudável e traz uma carga extra.
Como ser Competitivo na Empresa –
Hipercompetitividade:
A Hipercompetitividade, “atravessou” o pacífico, vindo principalmente do Japão, e ‘desembarcou’ no Brasil. Pesquisas diferentes mostram o Brasil entre as dez primeiras colocações, o que contraria o mito de o Brasil ser um país tranquilo e alegre. No setor profissional, é onde a competição é mais forte, seja por precisar de um emprego e se manter nele; seja por querer subir na ‘pirâmide’ dos cargos mais altos.
Por vezes o indivíduo é competitivo naturalmente, é sua forma de ser. Isso pode ser excelente em vários aspectos, pois ele se esforça e conquista várias coisas, um empreendedor além de crescer; ou um colaborador até revolucionar uma organização. Mas apenas queria trazer nesse parágrafo, a questão do quanto a Hipercompetição gera um alto estresse; por um motivo óbvio: (esse ‘hiper’ é de uma sobrecarga além do que seria considerado recomendável. Como se vê, esse excesso prejudica tanto o profissional, quanto a organização.
Não sou economista (a ciência que estuda o comportamento humanos e suas expectativas); mas a curto prazo não sei como essa questão da hipercompetitividade poderia ser amenizado, penso até que pode ser potencializado. De qualquer forma, a vida tem a tendência a se ‘auto-regular’, ou seja, em algo que está dando problema, cada vez mais; são tomadas medidas para lidar com o problema. Por exemplo a crise financeira no final de 2008.
Minha proposta de Psicólogo Profissional Terapêutico –
Em Como ser Competitivo na Empresa:
Através do autoconhecimento, entendermos o que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento, sua situação atual -profissional, afetivo, saúde e etc. – A fim de termos uma noção global de como você está.
Assim, saberei como ajudá-lo, entendendo suas metas e o que focaremos em seu desenvolvimento psicológico. Seja com psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental .
Questão Base: Leve o tema dessa forma: ‘estou dando o melhor de mim’.
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!