Como Melhorar a Gestão de Pessoas Gerente Bacellart Psicólogo
Como melhorar a gestão de pessoas (Gerente de colaboradores e funcionários) –
Trabalhando as dificuldades pessoais para melhor coordenar.
Capítulo 12 do livro Desenvolvimento Profissional Através do Pessoal.
Fernando Pessoa – Poeta
“Precisar de dominar os outros é precisar dos outros. O chefe é um dependente”.
Como melhorar a gestão de pessoas, significados de gerir: administrar, liderar (eu gosto mais da palavra conduzir, pois quem conduz tem uma postura mais zelosa); e para como eu vejo a gestão de pessoas, o fundamental: gostar de cuidar do outro.
Para cuidar dos outros, é preciso humildade, paciência e compaixão. Compaixão é quando você se abre e se esforça em acolher e compreender o mundo das pessoas, que é diferente do seu, além disso, você escutará mais atento. Compaixão lembra uma palavra muito dita atualmente, que é empatia; mas, a rigor, por-se emocionalmente no lugar do outro é difícil, teria que assumir a personalidade dele, e poderia atrapalhar para uma análise mais objetiva de como o gestor precisa atuar no momento.
Como melhorar a gestão de pessoas –
Por que quis ou aceitou ser Gestor / Gerente:
1) Sentia-se realmente preparado para a nova função?
2) O que mais o motiva a ser Gestor?
3) Além do preparo técnico, possui o preparo emocional?
4) O motivo financeiro foi o principal?
5) Caso não aceitasse, sentiu que ficaria visto negativamente pela empresa.
5a) Nesse caso, conseguiria comunicar que prefere o seu cargo atual e/ ou precisaria desenvolver algumas habilidades?
6) Como é bem vista a seguinte frase: “aceitar o desafio”, entende que precisou aceitar o cargo, pois caso não o fizesse; sente que seria mal julgado pelos outros e por si-mesmo?
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – Capítulo de seu Livro Registrado na Biblioteca Nacional – Protocolo 2019RJ 3697.
Como melhorar a Gestão de pessoas – É difícil! Dificuldades mais comuns:
Comunicação: Algo muito comum, de modo geral as pessoas não desenvolveram a capacidade de uma comunicação diplomática. Isso está mais explicitado no capítulo desse tema.
Pessoa autoritária, dominadora, que não aceita algum questionamento ou ideia, todos temem e ninguém gosta, terá problemas. O mesmo, semelhante, para quem tem problema em ser orgulhoso (ou que tenha alta autoestima).
O ideal é ter autoridade, que é quando o gestor inspira admiração, serve de referencial e se torna um bom líder na gestão de pessoas.
Gestor Autoritário faz os funcionário terem medo; desânimo, não se engajarem X Gestor com autoridade, que os funcionários se comprometem não apenas com a empresa, mas com a liderança saudável desse profissional.
Consequentemente, se for um indivíduo controlador, como característica de sua personalidade, não apenas profissional; será ansioso, certamente terá dificuldades em delegar tarefas, irá se sobrecarregar e se se estressar com os liderados.
Um profissional que foi promovido por ter um excelente networking e/ou por um bom profissional técnico. Além disso, este se comprometeu com o novo cargo ou como dizem, aceitou o desafio; mas tanto empresa como o próprio não conseguiram identificar que ele não tinha as competências necessárias; como se diz no jargão da gestão de pessoas, para cuidar bem de seus colaboradores. Então, pode ser que o gestor tenha sido bem treinado, estudado o assunto, mas sua personalidade não está bem desenvolvida para esse tipo de função.
Outros exemplos comuns de personalidade que influenciam em –
Como melhorar a gestão de pessoas (Gerente de colaboradores – Funcionários):
Caso o líder tenha seja levemente deprimido, rigoroso e/ou ter o hábito de dar mais atenção as dificuldades da existência; pessimista, geralmente fará críticas ao colaborados, talvez nunca faça um elogio, como todos gostam e precisam, não apenas profissionalmente.
1) Saber colocar limites nos outros da forma adequada como se é esperado na gestão de pessoas. Se for uma pessoa que precisa muito de aprovação, por diversos motivos ocorridos na formação de seu EU, vai ter dificuldades em dizer ‘Não’.
2) Baixa autoestima: não se sentirá forte o suficiente para liderar quando se é necessário ser mais firme com o liderado. Terá muita preocupação com o julgamento de todos.
3) Distúrbio de alta autoestima: pessoa autoritária, que conquista a subordinação dos colaboradores pelo medo.
4) Já tive contato também com profissionais que o que atrapalhava em sua atuação era o medo de ensinar bem e perder o emprego. Ao invés de ver que numa promoção sua, por exemplo para gerente sênior, teria uma pessoa apta para assumir a sua posição.
5) Empatia, conseguir uma aproximação emocional de como o outro é ou está; a fim de poder orientá-lo melhor
6) Feedback, capacidade de preocupar-se com o ser humano que é de sua responsabilidade; ou seja, dando conta do colaborador que precisa não apenas de pareceres técnicos, mas também de estímulo para ir se desenvolvendo, como é esperado do Líder.
7) Indivíduo Fechado: É o que chamamos em psicologia de uma pessoa “defendida do exterior”; devido a situações difíceis que passou em sua vida. Ele se fechou para não se machucar tanto, foi uma forma de “sobreviver” a tantos ataques. Contudo isso o atrapalha na interação social, e até consigo mesmo; no sentido de compreender-se.
Como melhorar a Gestão de Pessoas – Gerenciamento –
O que fazer:
Como resultado agora você tem um bom material para refletir sobre si mesmo; percebeu o quanto questões de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento são fundamentais para uma saudável gestão de pessoas. Identificou os pontos de sua personalidade para amadurecer.
Se não ficou tão claro o que precisa mudar em si-mesmo; pode pensar em quais situações costuma ter mais dificuldade; o que é uma queixa padrão dos outros em relação a você, além é claro do desenvolvimento via psicoterapia.
Desenvolvimento da auto-crítica: Para ser um bom gestor, é necessário estar sempre “estar de olho em seu comportamento”, numa tentativa de crítica imparcial de como se porta e sobretudo como se sente nessa posição.
Em suma, minha proposta de Psicólogo Profissional Terapêutico –
Em Como Melhorar a Gestão de Pessoas:
Portanto, através do autoconhecimento, entendermos o que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento, sua situação atual -profissional, afetivo, saúde e etc. – A fim de termos uma noção global de como você está.
Assim, saberei como ajudá-lo, entendendo suas metas e o que focaremos em seu desenvolvimento psicológico. Seja com psicoterapia do amadurecimento e/ou TCC terapia comportamental.
A Questão Base: Gestor com autoridade, que cuida e inspira X Gestor autoritário, que impõe medo e não engaja.
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem Personalizada – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!