Como Fazer uma boa Escolha Parceiro Maduro – Bacellart Psicólogo USP
Como Fazer uma boa Escolha Parceiro:
Como Fazer uma boa Escolha do Parceiro, dois maduros, conscientes do que são e desejam; conscientemente se escolhem, não se unem por necessidade incontrolável. Esses maduros, ou seja pessoas com vários ‘traços da personalidade’ sadios, que já constituíram uma ‘inteireza de si’ em grau saudável, fazem a escolha madura.
Esse suposto casal acima, maduro e saudável, com certeza não existe, todos nós temos dificuldades emocionais, muitas vezes sérias. Enfim, como geralmente queremos melhoras em nosso existir; então, o referencial de um viver a dois estimulante, serve para renovarmos nossa esperança e termos um rumo a perseguir.
Seja como for, é muito importante você ter claro qual os pontos principais gostaria que a outra pessoa tivesse, já que não é possível reuni-los todos.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Algo que por vezes se repete no consultório, quando pergunto o que seu companheiro (ou o futuro) tem (teria) de mais valioso a você? As respostas mais comuns são referentes ao corpo e segurança financeira. Encontrar alguém que ofereça isso, não é tão difícil; mas, depois de um certo tempo de insatisfação, a queixa é pelo tipo não saudável da relação, mesmo que a beleza e o dinheiro tenham melhorado. Eu costumo informar aos analisandos, que aquele corpo ou dinheiro, vem acompanhado de algo inseparável; o ‘jeito de ser’ da pessoa, que é o que tanto está trazendo aborrecimento.
É comum eu ouvir que se quer um ‘bom partido’ (sinônimo de bom dinheiro) ou uma ‘mulher bonita’. Corpo de acordo com os padrões estéticos do momento e uma boa renda, com certeza são pontos ótimos para se ter a vida fica confortável. Dinheiro proporciona saúde (ao menos ajuda), corpo bonito e saudável é qualidade de vida; mas tendo isso como ponto principal pode ser ilusão de felicidade. Minha proposta é ajudar a amadurecer a ideia de um companheiro que se quer, decidir os pontos básicos que quer, e os que são inaceitáveis.
Como Fazer uma boa Escolha Parceiro –
Pragmatismo X Idealismo:
Por vezes escuto que a escolha do parceiro seguiria princípios técnicos; como ‘salário e bens/corpo/desejo de filhos/fidelidade’, tudo bem definido, como se fosse comprar um carro. Isso até pode ajudar, a pessoa também não quer ser espontânea de mais; apaixonar-se rapidamente e arrepender-se depois, o que é bem compreensível. O indivíduo pode também idealizar o companheiro, inclusive a forma de como se conhecerem; como em filmes românticos, o que é bonito, mas difícil. A escolha madura conciliará essas duas questões, “pé no chão e sonho”; propiciando uma escolha saudável e para ambos, escolhedor e escolhido.
Nos relacionamentos que eu poderia chamar de ‘boa qualidade’, geralmente existe uma afinidade em relação à: confiança em todos sentidos, cuidado democrático um com o outro, diálogo, grandes objetivos em comum (como filhos, estilo de vida) e semelhanças como valores de vida, artísticos, familiares, sexuais. O fundamental é amadurecer o processo de escolha, ter calma, deixar a pessoa à vontade para ela e você ‘aparecerem’ de verdade e, claro, não se deixar levar por uma necessidade/dependência, pois não será uma ‘escolha real’ e ‘adulta’.
Artigo: Relacionamento Saudável
Bacellart Psicólogo USP.
Presencial e/ou online – Brasileiro.
Abordagem Personalizada – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou TCC Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial (humanista).
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Amoroso Pessoal e Profissional.
Aluno convidado ouvinte para o doutorado na USP (Gilberto Safra) e também para o doutorado na PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório 1 Av. Paulista, 2001 Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Consultório 2 Rua Oscar Freire, 375, Jardins. Metrô Oscar Freire. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, Servidor Público, BC, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!
#toaquipsi #psicologoexperiencia