Como escolher um bom Psicólogo – Bacellart Terapia USP
Como escolher um bom Psicólogo
A importância da confiança e estar à vontade com o psicólogo ou psicóloga:
Como escolher um bom Psicólogo/Psicóloga que irá cuidar bem de você é fundamental. O analisando chega fragilizado, sem rumo, preocupado, precisando de acolhimento, compreensão e desenvolvimento.
Para quem se preocupa com a abordagem/método que o psicólogo utiliza para clinicar, informo que o mais importante não é a forma como ele compreende o ser humano, pode-se dizer que todas são boas, de modo geral, não há como provar que um método seja melhor que o outro.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Claro que cada psicólogo acredita que a forma que trabalha é a melhor, e assim tem que ser. O psicólogo precisa acreditar no que faz e aprofundar-se na sua abordagem. A medicina alopática, homeopática, chinesa, indiana e as naturais fazem o mesmo.
Para algumas pessoas, pode ser muito importante se perguntarem se há preferência por psicólogo ou psicóloga, assim como a idade; quanto a saber se é experiente, isso fica mais difícil de comprovar, contudo pode-se ter uma noção de acordo com o número do CRP, Conselho Regional de Psicologia de cada um. Para se ter uma base, o meu, de São Paulo é 45865 , tenho mais de 20 anos de experiência.
Na primeira consulta que você tiver com o psicólogo, consulta padrão não apenas uma conversa, é que poderá avaliar melhor se: sentiu-se à vontade, as observações deste lhe fizeram sentido, enfim, sentiu confiança que será bem cuidado.
Psicólogo (a) Entusiasmado com o que faz:
Na minha opinião, psicólogos que se dedicam mais a prática clínica, que realmente gostam de clinicar, podem ter um maior destaque em relação aos que preferem estudar, lecionar ou trabalhar em instituições. Claro que estudo é importante para o psicoterapeuta, mas ele se torna um bom cuidador mais clinicando do que na companhia de livros.
Perceber que ele(a) quer cuidar de você –
Como escolher um bom Psicólogo:
Muitas pessoas acham que o mais importante para escolher um psicólogo é o método (abordagem) que ele atua. Isso até pode ter sua importância, já explico; mas as questões fundamentais são: sentir-se aceito, a intenção de o psicólogo querer cuidar e se o que ele te diz faz sentido.
Escolher pela abordagem: Existem visões de psicoterapia, que são mais práticas, outras que são mais profundas; ou como escuto do “psicólogo que nada fala, é muito amigo, só passa tarefa”. Isso pode ter relação com a forma como o psicólogo trabalha, mas muito a ver com sua personalidade e sobretudo do que ele identifica como é melhor lidar com o analisando (paciente).
Muitas pessoas se preocupam com esse tema, tanto que podem dizem que sua dúvida é: “como encontrar um bom psicologo”, ou “melhores psicólogos de sp”. Enfim, uma consulta para entender como o psicólogo trabalha e como você se sente com ele, é o que pode sanar sua dúvida.
Boa sorte!
Bacellart Psicólogo
Abordagem: psicoterapia fenomenologia existencial (Heidegger) e simpatia pela Psicanálise do amadurecimento de Winnicott. Se necessário, orientação comportamental de terapia breve.
Aluno convidado, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic).
Como escolher um bom Psicólogo.
Consultório Av. Paulista, Jardins, Cerqueira César, Bela Vista, Jardim Paulista. Metrô Consolação ou Masp/Trianon.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.