Como é Alta Autoestima? É bom? – Bacellart Psicólogo USP
Como é Alta Autoestima – É bom?
– Sentir-se melhor que os outros:
Dualidade e Defesa (Alta e/ou Baixa): Como é Alta Autoestima? Assim, como a ‘baixa’, não faz bem.
Por vezes observo, em certos atendimentos, uma espécie de gangorra, de o analisando ter uma baixa estima de si e, como defesa, uma alta autoestima, para proteger-se desse sofrimento; ele se perde em meio a momentos de depressão, por sentir-se pequeno, e euforia por se estar em destaque.
© Copyright – Bacellart Psicólogo Experiência USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Quando nessa defesa, a pessoa se diz orgulhosa e enumera suas conquistas, porque isso é bom. Sim, de fato é muito bom esforçar-se e desenvolver-se. Inclusive, orgulho significa, no sentido positivo da palavra: satisfação consigo próprio. Isso acontece na autoestima saudável. No entanto, quando o orgulho existe como proteção para a baixa autoestima, advém uma postura de superioridade, um excesso de afeto por si-mesmo, e a pessoa torna-se um indivíduo narcisista, o oposto. Narcisista é palavra usada inicialmente na cultura grega antiga, designa o indivíduo muito voltado para si.
Como é Alta Autoestima? / Personalidade “forte” – Orgulho:
Assim nasce uma dualidade: através de uma grave baixa autoestima, pode se desencadear e tornar-se narcisista, centrado em si. Defendido assim, o indivíduo sente-se menos incomodado e, por vezes, chegando à euforia. Contudo, tem também suas quedas, que o deixou depressivo. Isso lembra bipolaridade, mas não é.
Retrocedendo um pouco, quando o indivíduo demonstra vários traços de baixa visão de si-mesmo mas, também se diz orgulhoso, o significado é outro. Orgulho significa excesso de autoestima, o oposto, além disso, se a auto estima for saudável, a pessoa conseguirá admitir para si e para os outros e suas falhas. Para quem sente-se aquém, menor, não conseguirá reconhecer seus problemas, porque significará uma violência para sua personalidade já ferida.
Nessa defesa contra sua baixa identidade, o indivíduo sente-se acima dos outros, tem uma imagem exageradamente boa de si; e, nesse excesso de confiança, além disso pode resultar a perda dos relacionamentos (amoroso, social e profissional); acidentes de automóvel ou no esporte, falta de cuidado com sua saúde, etc.
Como é Alta Autoestima? Como melhorar desse problema:
Reconhecendo que o ideal seria caminhar para uma identidade saudável, que a alta autoestima não faz bem a ninguém; para além de um desenvolvimento da personalidade, há que começar um trabalho por humildade; reconhecendo suas limitações e as dos outros; ou seja tendo compaixão (cuidado consigo e com os outros), de forma respeitosa e madura. Para os que dizem ter uma religião, é algo bom a refletir com mais carinho; ou mesmo para quem é ateu, sobre suas convicções humanistas. Para quem não tem nenhuma dessas visões anteriores, essa melhora será benéfica a você, pois evitará conflitos com outras pessoas; por serem mal tratados por uma pessoa que sente-se superior, destrata e humilha.
A dificuldade enorme de a pessoa com alta autoestima cuidar-se: Por não ter força de caráter para admitir suas fraquezas humanas; é raríssimo uma pessoa assim querer tratar-se; sobretudo com psicoterapia, onde atribuiria ao psicólogo uma “autoridade” sobre si, que seria impensável. Portanto, Se você conhece alguém assim, sugiro comentar que esse jeito de ser dela, está causando problemas a ela mesma (com os outros); além disso ela se impõe nunca errar, que gera estresse; e consequentemente tem a tendência a ter uma confiança exagerada em seu empreendimentos.
Excesso de confiança, excesso de segurança; o que por vezes faz o indivíduo cometer sérios problemas, por exemplo: beber e correr com o carro.
Minha proposta de Psicoterapia –
Autoconhecimento, amadurecimento e desenvolvimento da personalidade:
Através do conhecimento de si-mesmo, vamos entender e traçar propostas mais conscientes para você fazer escolhas maduras. O que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento; suas facilidades (qualidades) e sua situação atual: profissional, afetiva, saúde psicológica e outras. – Assim teremos uma noção global de como você está e como mais a psicoterapia irá te proporcionar fortalecimento.
Em um relacionamento confiante e à vontade, consequentemente você se soltará mais para ser cuidado e eu também conseguirei melhor ajudá-lo em seu fortalecimento pessoal. Isso ocorrerá de acordo com suas preferências de terapia, que você veja mais sentido, como: psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental TCC.
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Você encontrou esse texto, pois procurou por: Como é Alta Autoestima? é bom? – Psicólogo Experiência USP.