Bullying e Autoestima – Bacellart Psicólogo USP Terapia
fevereiro 2, 2024
Bullying e Autoestima
Molestar/intimidar, analisarei sob o ponto de vista de uma tortura que perdura por anos e com frequência.
Bullying e Autoestima: o “famoso” bullying escolar, pode acontecer até pior; se for em casa com os pais, irmãos e outros familiares; além de com “amigos” que se convive. Quando o bullying é feito em casa numa criança, o terror desta é muito maior do que na escola; visto que o bullying ocorre todos os dias do ano, em todos os momentos que lá estiver e desde mais cedo do que na escola; e isso tem forte influência na autoestima.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido, no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Todos analisandos que eu tive que sofreram bullying, tiveram afetada fundamentalmente sua autoestima. O sentir-se, ver-se, entender-se, passa a ficar menor em relação aos outros. Resumidamente (confira minha entrevista e artigo sobre autoestima), a pessoa passa então a ficar com receio de se expôr, com receio de julgamentos, tentando agradar aos outros e fazer tudo da melhor forma possível, para ter mais chances de ser bem aceita.
Imagine o clássico exemplo de uma criança que sempre recebe críticas em casa por tudo que faz; vai à escola, tenta conquistar a melhor nota nas disciplinas e escuta em tom crítico “nove não é dez”, “não fez mais que a obrigação”, “quero ver ano que vem”, “tirou dez mas o guarda-roupa não está bem arrumado, que adianta?”. Naturalmente esse bullying vai afetar profundamente uma criança em fase de formação de seu EU, inclusive pré e adolescência.
Bullying e Autoestima, a formação da identidade:
A questão que quero ressaltar, é que a criança ou até o adolescente; não dispõe de uma boa estrutura emocional para defender-se do bullying. Por diariamente sentir-se, escutar, sofrer ofensas, com o passar do tempo vai-se absorvendo a crítica, por exemplo “preguiçosa”, até o ponto de racionalmente a pessoa verdadeiramente acreditar nisso. Até mesmo se uma menina era obesa na pré-adolescência, cresceu, emagreceu e é muito bonita, ainda carrega essa sensação de si mesma; sua autoestima, seu valor pessoal, como se vê perante a vida.
Uma criança não tem a maturidade, que frente a uma situação de bullying se manifestar da seguinte forma: “Caro colega, você está me maltratando e não pode fazer isso, se continuar com isso, serei obrigada a reportar a direção da escola”; ou pensar consigo mesma: “que pena que você tem essa opinião preconceituosa e mesquinha a meu respeito por não representar o padrão de beleza bem visto atualmente”. Esse é o grande problema, a criança absorve profundamente o que a recriminaram e, passar a pensar somente coisas ruins a seu respeito, não acreditando que tenha pontos bons.
Assim na formação de seu EU/personalidade, sua autoestima não se desenvolve em nível saudável; levando-a a se sentir aquém, em autoestima baixa.
Reconhecer todo esse processo é muito importante para o desenvolvimento de quem foi molestado durante anos, sobretudo em casa.
Artigos Relacionados: baixa autoestima
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!
[…] Artigos relacionados: O que é autoestima – Bullying e autoestima […]
[…] Artigos Relacionados: O que é Autoestima – Baixa Autoestima e Depressão – Bullying e Autoestima […]