Antidepressivo faz mal? – Bacellart Psicólogo USP Explica 1apt
Antidepressivo faz mal?
Mitos:
Continuação do texto. Muitas pessoas se perguntam a necessidade de medicação para depressão. Inicialmente, por vezes; o indivíduo fica apavorado com a possibilidade de estar depressivo; por conseguinte, ser indicado o uso de remédio, e imaginando os piores efeitos colaterais, bem como dependência eterna; e que perderá sua personalidade. Este artigo; antidepressivo faz mal?, é para continuar sanando essas dúvidas e preconceitos.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP. O ensaio aqui publicado pode ser reproduzido; no todo ou em parte, desde que citados o autor e a fonte.
Terapia com psicólogo, a psicoterapia não cuida “apenas” da depressão; mas sobretudo da personalidade:
Assim, caso o indivíduo procure psicoterapia, aqui podemos dar um foco para esse momento difícil, contudo, como ter questões de sua personalidade para serem fortalecidos para lidar melhor com esse momento, a terapia será um momento importante para que a pessoa desenvolva as questões que tiveram interferências no seu amadurecimento, se conhecer melhor e desenvolver-se em todas as áreas de seu existir. Quando em ‘luto’, conseguir elaborar a perda do sonho/objetivo torna-se fundamental para a retomada de um novo sentido na vida. Responsabilidade/culpa e depressão: Uma pessoa com menor maturidade será inclinada a responsabilizar os outros e a vida pelos problemas; ou o oposto, culpar-se exageradamente. Independente de um momento depressivo, a pessoa tenderá a ter, no mínimo, mais momentos de tristeza e de queixa.
Conseguir fazer terapia com psicólogo:
Portanto, uma pessoa depressiva, ao cuidar-se em psicoterapia (com psicólogo clínico), só pelo fato de iniciar o seu desenvolvimento, já é um grande passo. Se uma das características básicas da depressão é estar sem esperança, o início da psicoterapia tem esse valor de sinalizar que um mínimo de esperança ainda resta na pessoa, visto que se busca sua melhora, e como é um cuidado que exige um tempo longo (alguns meses), o fato da pessoa continuar, indica que ela conta com um futuro melhor, um futuro que apesar de incerto, ela abre as possibilidades de fortalecimento e bem estar.
Um psicólogo precisa observar o quanto de acolhimento, paciência e força tem nesse momento delicado do analisando. O quanto sente que realmente pode ajudar aquela pessoa que perdeu sentidos da vida, que duvida de tudo, que está murchando; e precisa confiar em nós.
Eu parabenizo quem procura terapia nesse momento tão difícil da vida; e, se necessário for, aceitar de bom grado, tomar, durante a depressão, sanar sua dúvida de ‘antidepressivo como saber se precisa’.
Antidepressivo como saber se precisa –
antidepressivo faz mal?
Portanto, é sempre importante, caso precise de medicação; que a aceite de braços abertos, acreditado que será ajudado; além disso, será acompanhado de perto pelo psicólogo e terá retornos mensais com o psiquiatra ou outro médico que prescreveu o antidepressivo.
Por favor, não sofra devido à preconceitos; o cérebro é um órgão como outro qualquer.
Minha proposta de Psicoterapia –
Autoconhecimento, amadurecimento e desenvolvimento da personalidade:
Através do conhecimento de si-mesmo, vamos entender e traçar propostas mais conscientes para você fazer escolhas maduras. O que está relacionado as suas dificuldades, origem delas e outros pontos da vida que influenciaram seu crescimento / comportamento; suas facilidades (qualidades) e sua situação atual: profissional, afetiva, saúde psicológica e outras. – Assim teremos uma noção global de como você está e como mais a psicoterapia irá te proporcionar fortalecimento.
Em um relacionamento confiante e à vontade, consequentemente você se soltará mais para ser cuidado e eu também conseguirei melhor ajudá-lo em seu fortalecimento pessoal. Isso ocorrerá de acordo com suas preferências de terapia, que você veja mais sentido, como: psicoterapia do amadurecimento e/ou terapia comportamental TCC.
Início do artigo: Remédio Depressão:
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou TCC Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!