Transtorno de personalidade narcisista Entrevista Bacellart Psicólogo USP

Transtorno de personalidade narcisista – Narcisismo – Entrevista:

Olá, boa noite, tudo bom? Então, meu nome é Tiago Mário, estou aqui hoje representando aqui a Rádio Futura e o programa Mitologia Grega e a Psicologia. Então vamos começar aqui a nossa entrevista e por favor, né, me diga seu nome completo, a sua profissão e a sua formação. transtorno de personalidade narcisista – Entrevista – Narcisismo.

—Olá, Thiago, e caros ouvintes da Rádio Futura. Eu sou o Bacellart, psicólogo clínico há 30 anos, também sou professor e escritor, tenho 56 anos e vivi um doutorado USP e PUC por 8 anos.

Então vamos começar com as nossas perguntas, primeiramente eu gostaria de saber o que é o transtorno de personalidade narcisista?

—Hoje em dia está meio em moda falar de narcisismo principalmente é dito que os homens casados em teses seriam narcisistas, machistas com TDAH, abusivos também mas enfim, está ficando muito em moda essa palavra e aí cada um fala o que bem quiser, e não é bem assim não, a coisa é estranha. Pois bem, Narciso é um mito grego, ele se apaixona pela própria imagem, refletida num lago, e é devorada por esse lago.

—Esse é um conceito elaborado pelo pai da psicanálise, o Freud. É uma identificação consigo mesmo, o eu ideal, digamos assim. Podemos usar a palavra egoísmo, centrados em si mesmo, sem a importância do outro. Apesar de sermos seres sociais, nós convivemos, compartilhamos a nossa existência.

—Agora, esse conceito de narcisismo é mais, digamos, um narcisismo exacerbado, porque um narcisismo, digamos assim, equilibrado, é uma pessoa que tem uma consciência de si, de quem ele é, e sabe se diferenciar, eu sou assim, o outro é assado, esse não chega a ser um problema, esse narcisismo mais exacerbado, ele está cada vez mais impactante no nosso existir, principalmente aumentando pelo que observamos, acredite que uns 15, 20 anos, as pessoas cuidaram menos das outras, focaram mais em seus empregos, menos tempo para amigos, mais tempo para selfies e postagens nas redes sociais.

—Tem uma palavra que eu gosto muito, nós estamos cada vez mais nos desenvolvendo, ou seja, tem um espaço, desenvolvendo. Pois bem, tem propostas que entendem que o narcisista, na verdade, seria uma pessoa de baixa autoestima, que teria uma defesa psicológica e consciente, e assim ocou da baixa autoestima reverteria no contrário, ele se sentiria acima dos outros.

—É interessante essa proposta, mas, enfim, é meio complexo de a gente afirmar categoricamente. Ou então pode ser para algumas pessoas e para outras não.

Transtorno de personalidade narcisista – Entrevista – Narcisismo.

 

Em segundo lugar, gostaria de saber também quais são os sintomas do transtorno de personalidade narcisista.

Caso você consiga falar algumas características também desse transtorno, seria muito interessante.

—Ser impositivo, autoritário, controlador, abusivo, arrogante, falta de compaixão, de empatia, deprecia o outro com desdém, não tem  autoestima, ou seja, se sente superior aos outros, e os outros são mais pessoas, digamos assim. Até aproveitar, então, autoestima alta não é algo bom não. O que é bom é uma autoestima saudável e equilibrada.

—A autoestima é essa questão de se sentir superior aos outros, de que os outros não valem nada, e que é como se fosse um semideus no Olimpo.

—Bem, mas tem algo interessante que o narcisista também sofre, pois nem tudo sai como ele quer.

—Tudo diz como ele quer, ele não tem controle de tudo, não tem como, e ele fica numa espécie de bolha social, até porque ele é o semideus, diga assim, que está lá no cume do Everest, e você pode se sentir solitário.

—Outra questão é a seguinte, gostaria que você falasse um pouco sobre como o transtorno de personalidade narcisista afeta os relacionamentos amorosos, amigáveis ​​e familiares. Pois é. Por vezes, eles se relacionam com quem tem baixa autoestima. Porque essa pessoa se submete por falta de firmeza, força em si mesma, falta de confiança.

—Também pode se relacionar com uma pessoa muito atenciosa, que fica com ele por dependência afetiva, mas ele não ama o outro, pois ele ama mais se for o mesmo. Ou então ele ama ou outro que ama ele, diz assim, é um tipo de circo.

—Geralmente acontece mais com homens a outra pessoa que se relaciona com o narcisista muitas vezes tem uma esperança fantasiosa de que o narcisista mudará só que lembra, ele é, entre aspas, perfeito. Ele não vai querer mudar o aspas perfeito ele não vai querer mudar o que é perfeito não pode até acontecer mas é raríssimo, ele precisa que o outro fique aplaudido e admirando então ele fica pedindo atenção o tempo todo, ele suga às vezes a pessoa e cobra devoção, digamos assim é uma relação cansativa.

Para finalizar, por favor me diga se é possível tratar o transtorno de personalidade narcisista e se sim, me diga como, nessa última questão vale a pena detalhar se preciso como isso é feito na psicoterapia? E se também existem algumas outras ferramentas para isso?

—Em tese, seria possível tratar se ele se dispusesse a deixar de cuidar, mas é algo muito raro. mas é algo muito raro.

—Se o psicólogo, por exemplo, ele entende que é uma mera pessoa, não está à altura para cuidar dele. Então, ele não o procura. Não é como vir e fazer terapia.

—Nos casos raros que eu me lembro, que atende nesses 30 anos, eles ficam em média 3 ou 4 consultas.

—Creio que eu atendi uns mais fortes, digamos assim, 3 talvez, uns medos em cheque e mostrei que ele é um ser humano com os outros, que não é perfeito, isso é algo muito gostoso e ele, sem perceber, evita e abandonou a terapia.

—O que às vezes acontece, quando a vida lhe dá, diz, um grande golpe, como por exemplo, em um breve espaço de tempo, a companheira amorosa pede divórcio, ele fica sem a guarda dos filhos, é reduzido por uma falha grave que fez, isso pode ajudar para ele sair do topo do Everest, reconhece a tua humanidade, ou seja, que é humano como os outros, e começa a mudar. Quem sabe até com psicoterapia. Mas geralmente é pouco é provável que isso aconteça. Até porque mesmo realizando essas coisas com ele, esses golpes que a vida dá, ele pode colocar, com dois exemplos citações. Como: culpar a ex-esposa, a culpa da empresa que surgiu e continua sendo do mesmo jeito que é.

Transtorno de personalidade narcisista – entrevista – Narcisismo.

 

Muito obrigado psicólogo Bacellart por essa entrevista a respeito do transtorno de personalidade narcisista, que vai agregar muito ao nosso projeto cultural da Rádio Futura a respeito do zodíaco grega e da psicologia e então agradecemos, os ouvintes também vão ficar muito felizes com esse projeto muito obrigado e boa sorte boa carreira profissional para você até mais.

—Tiago, caros ouvintes da Rádio Futura, espero que tenha colaborado, estou aqui à disposição para que você precisem me esclarecer.

—Fazemos isso, mundo aquilo,sentimos aquele outro, né? Tem muito a análise da personalidade de si mesmo tá cada vez mais comum e, é preciso alguém da área que tenha uma boa noção, porque senão cada um se sente à vontade pra falar o que quiser sobre qualquer coisa, e não é bem assim o conhecimento é algo sério, inclusive palavras que mudam o sentido e é falado de qualquer jeito, não é bem assim que a coisa funciona, existe todo um estudo acadêmico sério de mais de século, grandes pensadores que descreveram muitas coisas para a gente.

—Então, não dá para se perder com várias opiniões de várias pessoas ou textos criados por robôs no Google, sem assinatura de psicólogo.

—Obrigado por vocês. Espero que eu tenha ajudado. Uma abrasão e tudo de bom. Então é isso, obrigado por vocês, espero que eu tenha ajudado e um abração, tudo de bom.

Transtorno de personalidade narcisista entrevista narcisismo

Envie sua avaliação