Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida – Bacellart Psicólogo USP
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida
2ª Parte do Capítulo 14 Do Livro Desenvolvimento Pessoal à Partir do Pessoal.
Fiquei muito satisfeito com a séria reportagem de Érica Fraga, em 28/01/18 (com pesquisa da FGV), cerca de um ano após eu postar minha tese, visto que era uma confirmação da minha proposta. Sob o título: ‘Personalidade de funcionário supera técnica no trabalho’. Assim você verá como Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida.
E Érica finaliza a reportagem: “Foi o que percebeu o grupo Kroton Educacional ao analisar anúncios de vagas no portal que mantém para conectar seus graduandos com empregadores. Nove entre os dez atributos mais demandados são traços de personalidade, como disposição para o aprendizado contínuo, responsabilidade e comprometimento.
© Copyright – Bacellart Psicólogo USP – Capítulo de seu Livro Registrado na Biblioteca Nacional – ISBN 978-85-7138-233-6.
A proposta é desenvolver os pontos da personalidade do terapeutizando / analisando (psicoterapia), que tiveram uma interrupção em seu amadurecimento, devido à uma série de motivos, ocasionando essas dificuldades para conseguir um emprego, se manter nele e crescer. O comportamento comprometido, impede sua desenvoltura e progresso no ambiente do trabalho. Certamente esses pontos se alastram para além do âmbito profissional / afetivo por exemplo. No entanto, aqui o foco é a performance de sua carreira; o profissional que aceitou o ‘chamado interno’ para se aperfeiçoar; E isso se dará em sua postura profissional saudável, ou seja, madura, pois maturidade é sinônimo de saúde.
Como Psicólogo e depois como Terapeuta Terapêutico, através de minha prática clínica, psicoterapia, pude perceber profundamente; na intimidade do terapeutizando / analisando, o quanto o aperfeiçoamento pessoal é fundamental para o desenvolvimento profissional. Obviamente que cursos, literatura e a experiência ajudam, mas até um certo ponto, e por vezes uma “mudança” forçada.
É preciso responsabilidade para consigo e para com o outro. A maturidade é algo sério, uma meta a ser perseguida com afinco, pois depende de um trabalho pessoal que resultará no entendimento de questões da personalidade não desenvolvidas, além de conseguir ver e admitir erros, bem como as prioridades para seu aperfeiçoamento profissional.
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida –
Inteligência PARA:
Essa é a proposta básica de inteligência na qual eu trabalho. Ou seja, o indivíduo tem melhor desempenho em determinada área, como música, balé, escrita, comércio, culinária, filosofia, construção… Inteligência também vem acompanhada de o quão rápido a pessoa aprende algo.
A inteligência a desenvolver, não é apenas a emocional, a racional e a intuitiva (criativa), que também serão desenvolvidas em conjunto. Afinal, ‘inteligência’, engloba os três; o que por vezes acontece é o indivíduo desenvolver mais uma do que a outra por uma série de questões, envolvendo seu crescimento.
Por mais que o indivíduo seja considerado “gênio”; na história desses, houve muita batalha. Grandes músicos, por exemplo, se dedicavam ao seu instrumento, por vezes mais de 10 horas ao dia.
Então, independente do quão inteligente for, se puder unir com disciplina e determinação, sua inteligência (desempenho) aumentará.
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida –
Maturidade é Saúde:
Em relação aos pontos comportamentais, emocionais, psicológicos que englobam essa questão; estão no capítulo 6º ‘Equilíbrio Emocional’
– Onde é mostrado que a questão base de como somos e poderemos ser cada vez mais saudáveis, é através do amadurecimento.
CRISE:
Crise, tem um sentido positivo e semelhante a resiliência, que é ‘mudança’. Como na resiliência nos adaptamos a uma situação negativa; unindo os dois termos, teremos a proposta de ‘ajustamento e mudança’, e assim, analisando o problema e buscando soluções sairemos da crise. E lembrando do bambu, voltaremos ao nosso estado inicial, pré-crise, mas preferencialmente de forma melhor; por exemplo como na crise financeira mundial no final de 2008.
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida –
5) Comprometimento / Engajamento:
No meu entender, a palavra é mútuo-comprometimento. Comprometimento é a junção de COM (em conjunto); e PROMETER, a promessa. Ambos em promessa de melhoria; os dois ganharão com a parceria, o que é justo. Um acredita no outro, vinculados nessa parceria que faz sentido e agrega aos dois; não há sentimento de exploração dos dois lados. Algo que lembra como um casamento deveria ser; mas sim uma relação “ganha-ganha”.
Quando nos engajamos em algo; por exemplo uma causa social de alfabetização, um relacionamento afetivo; no meu caso, a psicoterapia; há um comprometimento ‘natural’, onde desejamos que essa aliança seja sólida e segura.
Faz parte da natureza humana precisar / gostar, de um ‘porto seguro’. Isso nos traz tranquilidade; e esse comprometimento, vai se tornando parte de nosso viver, poderia dizer até parte de nossa personalidade, nosso comportamento.
Ou seja, talvez exagerando um pouco, o mútuo engajamento colaborador-empresa lembra uma sociedade; como dois sócios de um negócio. Claro que por vezes sociedades empresariais dão problemas e levam a rompimento; contudo, nosso esforço é para que dê certo, com uma certa confiança e aprimoramento.
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida –
6) Resiliência / Flexibilidade:
A imagem que gosto da resiliência, é a do bambu: quando vem uma forte ventania, ele verga e volta ao estado inicial quando a tempestade cessa. Já a árvore, que está bem fincada ao chão, firme, seria o indivíduo inflexível, que não dá o braço a torcer, não aceita adversidades; e nessa ventania, como a árvore, cai.
Então, resiliência, é a capacidade do terapeutizando / analisando, de lidar, sobretudo com situações desagradáveis. Visto que sempre teremos acontecimentos ruins em nosso viver; e se não tivermos flexibilidade para lidarmos com eles; aqui no caso profissional, nosso rendimento cairá, trabalharemos com desgosto, sem concentração, tristes e irritados. É esse o sentido que as empresas empresas focam nesse termo.
Mas, por paradoxo que seja, a resiliência pode ser também para situações muito boas; como o colaborador ser promovido para um cargo que almejava muito (e de preferência estava preparado); pois pode ficar numa euforia enorme, levando a palpitações no coração e até arrogância.
Na resiliência, abandonamos fantasias de que algo é muito ruim ou muito bom. E no caso de problemas, nos lembramos que aos poucos vamos nos empenhar e consertar o estrago.
Enfim, atitude resiliente, é uma adaptação a uma nova situação. Na situação desconfortável, esse ajustar-se não é apenas de forma passiva e sem esperança. Esse adaptar-se é para absorver o impacto, mas com vistas a recobrar-se e seguir adiante.
Maturidade e flexibilidade: esse tema está intimamente ligado ao amadurecimento.
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida –
7) Autoconhecimento:
a PSICOterapia / ou Terapeuta Terapêutico; é um processo de desenvolvimento que resgata pontos da personalidade que estão para serem amadurecidos; cria um ambiente facilitador para isso, de forma que o ser humano vá crescendo ‘naturalmente’! Sem uma máscara de que mudou, resolveu o problema para provar a si mesmo e aos outros que é uma pessoa renovada, que “virou a chavinha” por uma simples escolha técnica-racional.
Autoconhecimento, não é apenas ter ciência de como se é; mas também um processo de desenvolvimento pessoal: como exemplo, cito a temporalidade de uma criança: é muito focada no ‘agora’, ela não tem uma boa memória e nem capacidade para se projetar no futuro. Por isso quando falamos “isso vai se resolver”, ou “seu brinquedo chega daqui duas semanas”, ela não consegue compreender (o que é esse tempo futuro); se irrita ou se entristece. Um adulto que, geralmente desenvolveu sua temporalidade (o tempo humano, não o do relógio); já faz uso das experiências e aprendizados do passado, e já tem condições de se projetar para o futuro, com esperança e planejamento.
Claro que um psicoterapeuta sério, não quer que seu analisando (paciente), fique décadas na psicoterapia. Nem um profissional que precisa resolver questões que atrapalham seu desenvolvimento, muito menos a empresa. Para isso, se for o caso, é feita uma psicoterapia breve e focal; mas o indivíduo depois de suas melhorias, que era o maior motivo como colaborador; ainda assim não terá “resolvido por completo”, todo seu problema emocional; mas já ajudará muito em sua continuidade profissional. Contudo no decorrer de sua vida, permanecerá a consciência do que é preciso ir trabalhando psicologicamente. Enfim, assim creio que na proposta de como ter autoconhecimento para carreira profissional, se não tiver urgência; pela psicoterapia o amadurecimento é mais amplo.
Ser Inteligente Emocional na Empresa e na Vida –
8) Visão de negócio / Estratégia / Missão / Valores:
Esses quatro temas são os que exigem mais maturidade do colaborador.
E uma noção, mesmo que instintiva, do que é paradigma, ou seja, a forma de resolução fundamental do problema central da organização. Requer:
1) Análise crítica.
2) Criatividade.
3) Overview: uma palavra inglesa que gosto muito: que é uma ‘Visão global’, mas também gosto de uma tradução mais literal, que seria “sobre visão”; pois tem esse caráter de uma visão acima, maior e geral.
Estratégia:
1) O que Pretende Produzir?
2) O que irá Inovar?
3) Como será a Realização?
Missão:
Diz respeito ao propósito do existir da organização. Propõe o que a empresa precisa fazer para executar o encargo ao qual se propôs.
1) O que a organização deve fazer?
2) Para quem deve realizar?
3) Para que deve produzir?
4) Qual o propósito, o alvo?
Valores:
São as normas morais, os valores que orientam a condução civilizada da empresa e colaboradores. A dignidade da organização em seguir parâmetros corretos, honrando seus compromissos; respeitando as adversidades e desavenças que são próprias não só do empreendimento, mas da vida.
1) Ética.
2) Compromisso.
3) Responsabilidade Social.
4) Confiança.
5) Compliance (cumprimento regulamentos e normas legais).
9) Criatividade / Inovação:
Criatividade: seguindo o famoso ditado dos artistas; que eu mesmo senti quando escrevi meu livro de arte/romance: “o fruto é 90% transpiração e 10% inspiração”. A criatividade (ideia nova) aparece de acordo com quanto mais nos envolvemos com uma questão, pesquisamos e procuramos resoluções.
Na criatividade o fundamental é abertura para a existência, alargamento de horizontes e experiências. Lembra os artistas e também as crianças, que se lançam para o que está fora das convenções, olhando (seja o que for), de uma forma “enviesada”; ou seja, questionando o que já é dado como normalidade. E também, por vezes com maior força, observar como se sente na situação e retirar alguma originalidade, por menor que seja.
Ser criativo, é correr riscos; no momento de criatividade não temos garantias e certezas; é se expor, se soltar. Percebi isso, quando escrevia meu romance; amigos e colegas que tinham um vocabulário, redação e leitura maior que eu, mas se exigiam grandes resultados, o que acabava inibindo-os para escrever, mesmo que fosse um mini conto.
LINK do 1º Capítulo – Livro Desenvolvimento Profissional através do Pessoal.
Questão Base: A Inteligência pode sempre ser Desenvolvida, mas é um trabalho constante.
Bacellart Psicólogo Experiência USP – Presencial & Online – Brasileiro.
Abordagem – dependendo do terapeutizando (paciente): amadurecimento (Winnicott) e/ou Teoria Cognitiva Comportamental e/ou Fenomenologia Existencial.
Se necessário, orientação em terapia breve focal.
Especializado em depressão, ansiedade/pânico. Desenvolvimento Profissional, Pessoal e Amoroso.
Aluno convidado ouvinte, doutorado USP (Gilberto Safra) e PUC (Zeljko Loparic), de 1997 a 2003.
Consultório Av. Paulista 1701, Bela Vista, Metrô Consolação e Trianon-MASP, linha verde. São Paulo SP, Brasil.
Possibilidade de entrevista para TV, rádio, revista e jornal.
Emissão de Recibo para Reembolso, Seguro Saúde, Convênio Médico, ou I.R. – LINK
Principais Seguros Saúde – Convênio Médico:
Bradesco, Sulamérica, Itaú, Porto Seguro, Allianz, Lincx, Cassi, BB, Caixa.
Espero Ter Ajudado!